“Eu sou Palhaço, para não estar sozinho com os outros”
Nasceu em Cádis (Andalusia-Espanha) como José Sampalo Torres (16-11-74)
e renasceu em Portugal como Clown Enano, onde reside há 23 anos.

Enano é o alter ego de José Torres.
Diplomado em Trabalho Social pela Universidade de Sevilha.
Iniciou-se nas artes na melhor escola, a mais autêntica, pura e complicada: a Rua; foi aí que começou a criar uma linguagem pessoal como artista até 1997, deu o salto até Portugal para estudar na Escola de Circo de Lisboa (Chapitô), onde começou sentir o que agora é: um orgulhoso “Portunhol”, tal e qual como se apresenta pelo mundo fora.
Enano é um apaixonado pela Rua, o seu lugar preferido de apresentação. Chama-lhe “O Teatro da Liberdade”, após ter conquistado audiências nos cinco continentes com suas loucuras espontâneas, refugiando-se na beleza e no silêncio do seu monte alentejano, em Odemira.
Enano é uma referência no universo do Clown em Portugal e na Europa. Os seus variados espectáculos têm dado a volta ao Mundo nos mais prestigiosos Festivais Internacionais de Teatro de Rua, onde se destaca pela sua frescura, espontaneidade, atrevimento e alta capacidade de improvisação.
Tem atuado em mais de 200 cidades de 45 países de todos os continentes.
Desde o frio da Sibéria na Rússia, até às longínquas Austrália e Nova Zelândia, passando pelos arranha-céus de Singapura, pela hospitalidade mexicana, pelo samba do Brasil até até ao clima tropical africano de Cabo Verde.
Se existe alguma particularidade que o público adora na linguagem “Made by Enano” são suas refinadas improvisações, a emotividade e a certeza de que qualquer coisa inesperada pode suceder nas suas apresentações, com a particularidade do que nunca existe dois espectáculos iguais, pois como ele refere "os meus espectáculos são como os dias, todos diferentes “.
As suas apresentações são universais, simples e fáceis de perceber, daí o facto de ter trabalhado por meio mundo, pois qualquer cultura se rende à inocência e espontaneidade do Clown Enano.
No entanto, quando a ocasião requer atua em teatros, salas, espaços fechados, eventos privados, escolas, celebrações…um verdadeiro todo terreno.


Artista com consciência social, nas suas apresentações deixa sempre uma mensagem por e para um mundo mais justo, humano, solidário, acreditando na arte como ferramenta de transformação social, considerando-se um Palhaço Activista.
Presidente e Fundador da Associação de Palhaços de Hospital “Remédios do Riso” desde 2004 até à data, onde continua a visitar doentes hospitalizados como Doutor Palhaço.
Enano também tem dirigido vários espetáculos por encomenda assim como realiza diferentes workshops e Master Class para escolas de teatros, companhias de teatro, empresas…
Tem recebido Prémios e Reconhecimentos em diversos Festivais Internacionais de Teatro de Rua em Espanha, Portugal, Suíça, Alemanha, Cabo Verde, Rússia, México e Ucrânia. Embora o prémio que considera mais valioso seja o de poder viver daquilo que ama.
O seu maior hobby é o Desporto, especialmente em corrida de longa distância de Trail Running, sendo já um Palhaço Maratonista!